Terça. 8 de abril de 2025
No Espaço Altíssimo, a Menin Douro Estates lançou o vinho "Maria Fernanda", com Beatriz, Maria Fernanda (a homenageada) e Rubens Menin. Foto: arquivo pessoal
Vinho de Maria
Dia 1º, no Espaço Altíssimo, a Menin Douro Estates lançou, pela primeira vez, um vinho no Brasil. Rubens Menin e sua vinícola promoveram jantar de lançamento do vinho “Maria Fernanda”. Das vinhas centenárias, nasceu este vinho tinto dedicado à filha de Menin. É também uma homenagem ao tempo, à contemplação e aos labirintos da existência desenhados pelos “degraus” do Douro.
Vinho de Fernanda
Tivemos a honra de participar, mas conta mais detalhes, o “Cidade Conecta”. Foi assim e assado. Na nobre região do Douro, Portugal, nasceu o vinho “Maria Fernanda”, exalando história familiar e a riqueza do “terroir”. São séculos, os anos mais antigos do passado ganhando nova dimensão. Em terra “sagrada”, um vinho que harmoniza frescor e elegância.
Vinho de Família
“A colheita manual, realizada por famílias que há gerações cultivam estas terras, garante a seleção das melhores uvas no momento exato da maturidade”. As vinhas extraem não mineiridade, mas “mineralidade mineira” receita da estrutura e da complexidade da bebida dos deuses. O cultivo meticuloso e sustentável assegura uma experiência única em cada garrafa.
Vinho atemporal
As vinhas, com em média 130 anos, resumem mais de 50 castas, criando um blend único. Resultado: “um vinho de cor rubi brilhante, aroma sofisticado e notas de flor de laranjeira, frutos silvestres, alcaçuz e pimenta-rosa. Uma verdadeira obra-prima, onde tradição e inovação se encontram para criar um vinho intemporal”.
Vinho apetitoso
Pausa para, resumida e aleatoriamente, vocês “babarem” um pouco com o menu degustação da chef Carolina Machado. Entre os antepastos, claro, patanisca de bacalhau, queijos, embutidos e nozes. Quanto às entradas, cogumelos salteados e queijo Serra da Estrela gratinado. À guisa de pratos de entrada, bacalhau com broa e arroz de pato, com uma chique opção vegetariana: caldo verde! Sobremesa? Baba de camelo.
Vinho sensorial
“Maria Fernanda” é um reino de sentidos. Com estrutura e profundidade memoráveis, está no alto do pódio para verdadeiros apreciadores de vinhos perfeitos. “Cada garrafa representa o legado do tempo e da paciência, como uma escultura moldada pela própria natureza. Tal como uma grande obra de arte, transcende épocas, conectando passado e futuro em uma jornada sem princípio nem fim”.
Vinho tradicional
Para especialistas como o enólogo consultor da Menin Douro Estates, Tiago Alves de Sousa, o Maria Fernanda é mais que um vinho; uma homenagem, uma história engarrafada, uma experiência intemporal: “A enorme responsabilidade que nos foi depositada com este vinho apenas se equipara ao privilégio que foi trabalhá-lo. Uma vinha de sonho, as melhores ferramentas, nada foi deixado ao acaso”.
Vinho onírico
O Maria Fernanda é mais uma dádiva da “Menin Wine Company”, usina de grandes vinhos do Douro para o mundo das boas coisas da vida. Um sonho real do empresário mineiro Rubens Menin, Midas dos negócios que vão do setor bancário à maior construtora da América Latina. Em sua carta: os vinhos Menin Douro Estates e Horta Osório.
Vinho abençoado
Esses tesouros têm rendido diversos prêmios. A “Menin Wine Company” foi eleita Produtora do Ano 2023 pela revista Grandes Escolhas; em 2022, Rubens Menin foi reconhecido como Personalidade do Ano no Brasil pela Revista de Vinhos e o vinho Dona Beatriz 2019 conquistou o Prêmio de Excelência da mesma publicação.
Na mesma noite de "Maria Fernanda", Helena Corradi, Carolina Machado e Walter Froes. Foto: arquivo pessoal
E a noite continuou com Carolina Machado, Maria Fernanda e Beatriz Menin. Foto: arquivo pessoal
Muito bem assessorado com a pérola, "Maria Fernanda", Rubens Menin e as colaboradoras, Sônia Rocha, Mafalda Seixas e Fásia Braga. Foto: arquivo pessoal
Testemunhas da Câmara de Comércio Brasil Portugal e da noite de lançamento de um grande vinho, Miguel Jerònimo, Rubens Menin, Tarcísio Costa e Carlos Alberto Lopes. Foto: arquivo pessoal
Curtas & Finas
*O Sistema Fecomércio MG celebrou, dia 1º, os 70 anos do Sesc Santa Quitéria – a primeira unidade do Sesc em Minas.
Aberto ao público e gratuito, o evento comemorativo aconteceu na unidade Carlos Prates, com apresentações de sapateado e dança de salão.
*A palestra “Acorda Pra Vida!", da astróloga e sensitiva Márcia Fernandes, acontece no dia 27 de abril, no Grande Teatro do BeFly Minascentro.
Os ingressos para a única apresentação já estão disponíveis e podem ser adquiridos na bilheteria do BeFly Minascentro ou pela Sympla.
*O Projeta Cultura lança novidades para auxiliar quem deseja desenvolver projetos culturais transformadores em Minas Gerais.
Uma jornada de formação completa, com conteúdos digitais e gratuitos.
Tudo para facilitar o processo de elaboração e inscrição de projetos culturais na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A jornada inclui uma websérie, material didático detalhado e o ROBOZIN, inteligência artificial que funciona como assistente virtual.
Realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e do Instituto Vivas, com patrocínio da Cemig.
A websérie tem dez episódios e é apresentada por Fernanda Vianna.
Os episódios percorrem temas como planejamento, orçamento, etapas de produção e público-alvo.
Cada episódio conta ainda com uma dica valiosa de profissionais experientes e renomados do setor cultural.
Participam Leônidas de Oliveira, Cristiana Kumaira, David César, Felipe Amado e Gilma Oliveira.
Maximira de Jesus, Paulo Victor Magalhães, Victor Diniz, Vitor Ribeiro e Solanda Steckelberg.