Terça, 10 de fevereiro de 2026


O ministro Afrânio Vilela, do STJ, com o advogado Mauricio de Oliveira Campos Jr., na posse do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo Mudrovitsch, em San José da Costa Rica. Foto: Arquivo Pessoal


A comitiva de penalistas em San José, Costa Rica: Adriano Teixeira (professor da Universidade Coimbra), Luis Greco (professor da Universidade de Berlim), o advogado Maurício Campos Jr. e Alaor Leite (professor da Universidade de Lisboa) emoldurando o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo Mudrovitsch, e sua esposa Mariana. Foto: Arquivo Pessoal

Força Brasileira

Dia 26 de janeiro, com impecável cerimônia, em San José, na Costa Rica, o brasileiro, Rodrigo Mudrovitsch, tomou posse como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, abrindo o Ano Judicial Interamericano de 2026. Mudrovitsch comandará o tribunal até 31 de dezembro de 2027, tendo a juíza chilena, Patricia Pérez Goldberg, como vice-presidente.

Força Mineira

Eleito em novembro de 2025, com votação secreta, entre os sete magistrados da Corte, Mudrovitsch é o terceiro brasileiro a ocupar a presidência do tribunal ligado à Organização dos Estados Americanos. A honra estendeu-se aos convidados da delegação brasileira, incluindo o advogado, Maurício de Oliveira Campos Jr, ex-secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.

Força Superior

Na esteira de tantas forças em Costa Rica e também aqui, em uma das fotos, com o advogado e feliz aniversariante de hoje, Maurício Campos, está o ministro Afrânio Vilela, do Superior Tribunal de Justiça - STJ. Ministro que, dia 4 de março, às 18h30, no Espaço Cultural STJ, em Brasília, lança o livro “Afrânio Vilela: Um Mineiro de Ibiá no Superior Tribunal de Justiça”, organizado por Luís Carlos B. Gambogi e Richardson Xavier Brant.

Carnaval voador

Até o fim do mês, o BH Airport espera receber aproximadamente um milhão de passageiros, aumento de 14,6% em comparação com o ano de 2024, e de 18,9% no comparativo com 2023. Estão programados 343 voos extras para atender a demanda, com os destinos litorâneos liderando a procura no período. Entre os dias 12 e 23, a expectativa é que mais de 400 mil pessoas circulem pelo terminal mineiro.

Carnaval campeão

O pico dessa movimentação de carnaval está previsto para o dia 23, retorno dos passageiros, com a expectativa de mais de 38 mil pessoas embarcando ou desembarcando. Um “programão” espera pelos foliões no carnaval, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que consolida o estado como um dos maiores destinos carnavalescos do país.

Carnaval mineiro

Na pauta: a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, apresentando marchinhas e clássicos da folia; o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em campanha educativa e informativa; o Centro de Referência do Queijo Artesanal, com a degustação de um dos nossos tesouros e o artista plástico mineiro Fernando Pacheco, na exposição “Carnaval com Arte”.

Carnaval e Artes

A Cia de Dança Palácio das Artes também prepara ação para receber turistas e foliões no Carnaval da Liberdade 2026. A apresentação “Delírio Carnavalesco”, criada a partir de um arranjo coreográfico, performático e trechos do repertório da companhia, será realizada com flash mob, surpreendendo o público em espaços de grande circulação.

Carnaval das Artes

A performance acontece dia 12, em dose dupla: às 11h, na Rodoviária de Belo Horizonte, e às 16h, no Aeroporto Internacional de Confins. Segundo Sônia Pedroso, diretora da Cia de Dança Palácio das Artes, a ação reforça o espírito acolhedor do Carnaval do estado, um “flash mob” que traduz a receptividade e o afeto do povo mineiro.

Carnaval e carnavalescos

Ah! Vocês sabiam que 61% dos passageiros que chegam ao BH Airport são homens? O público adulto maduro representa a maioria. As idades entre 35 e 44 anos concentraram 30% dos viajantes, seguido por 27%, entre 25 e 34 anos. Já entre 45 e 54 anos representaram 15%, mesmo percentual daqueles com 55 anos ou mais. Os menores de 18 anos somaram 7% dos passageiros e 6% reuniram os jovens de 18 e 24 anos.

Jantar do Bem

Dia 9 de março acontece um Jantar Beneficente visando recursos para a construção do Instituto “AMA – Lugar de Quem AMA”, a primeira instituição do país voltada ao tratamento gratuito das sequelas deixadas pelo câncer, incluindo atendimento odontológico para pacientes que enfrentaram a doença.

Jantar Raro

O evento contará com apresentações da banda “Preto no Branco”, do cantor Eli Soares, do ator e comediante Saulo Laranjeira, da banda “A Outra Margem” e do artista Tino Gomes, entre outros. A programação inclui ainda leilão beneficente, com camisas de jogadores autografadas, violões e chapéus de artistas etc.


Encontro Nota 10 entre os casais, Fernando e Lucy Coura, Cristiano e Carol Parreiras. Foto: Arquivo Pessoal


Fazendo e acontecendo no horizonte óptico, Márcia Cristina e Ernano Pereira. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre o Jantar Beneficente para a construção do Instituto “AMA – Lugar de Quem AMA”.

A iniciativa é de Amândio Lessa, empresário do “show business” e produtor cultural, em breve, nosso entrevistado.

*A Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato da Habitação de Minas Gerais realizam hoje, das 9h às 11h, o “1º Café da Manhã com o Mercado de 2026”.

O tema é o Projeto de Lei nº 574/2025, sobre a Operação Urbana Consorciada dos bairros do Centro, com a participação do vereador Bráulio Lara.

O objetivo é promover um debate técnico e setorial sobre o projeto de lei, além de analisar os impactos no mercado imobiliário.

Impactos no planejamento urbano e no processo de regeneração da região central da capital.

*O bloco “Me Deixe” desfila na Savassi o enredo “Sertões Que Se Encontram - Do Norte de Minas ao Nordeste, Uma Só Batida”.

Um diálogo cultural entre referências do sertão mineiro e do sertão nordestino.

Desfile dia 16, a partir das 14h, na avenida Getúlio Vargas, com patrocínio da CEMIG e da Implantar Telecom, além do apoio institucional da Belotur.