Segunda, 20 de janeiro de 2025
Em Riad, o secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback; o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira e o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva. Foto: Divulgação/IBRAM
Em primeiro plano, o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, durante mesa-redonda ministerial do "Future Minerals Forum 2025". Foto: Divulgação/IBRAM
Empresários e autoridades na prévia do jantar promovido pelo IBRAM, na Arábia Saudita. Foto: Divulgação/IBRAM
Boa sorte, Donald!
Onde vocês estarão, hoje, às 14h, para a posse do milênio, a segunda de Donald Trump, com presidente dos Estados Unidos? Em Washington ou na frente da TV? Em algum bar ou no celular? Não importa, se não tentarem, de novo, e não conseguirem matá-lo, mais uma vez, esperamos e torcemos que silenciosa, ou não, uma revolução comece no mundo. O mundo nunca precisou tanto de um xerife ou de um James Bond. Isso porque nunca tivemos tantos vilões.
Negócio das Arábias
O Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM reforçou, na Arábia Saudita, oportunidades de negócios e de cooperação na mineração do Brasil. O setor mineral precisa expandir sua produção, visando aumentar a oferta global de minerais críticos e estratégicos para diversos fins, como a transição energética.
Fórum das Arábias
Dirigentes do Instituto e de mineradoras associadas participaram do “Future Minerals Forum – FMF”, em Riad do dia 14 ao 16, no Centro Internacional de Conferências Rei Abdulaziz, Riad. O foco foi alinhar os interesses de investidores estrangeiros, que pensam destinar volumes significativos à mineração brasileira.
Fórum global
O fórum é uma plataforma para atrair investimentos expressivos, que poderão impulsionar a produção mineral, gerar empregos e fomentar renda, de forma descentralizada, em território nacional. É o que afirma o vice-presidente Fernando Azevedo e Silva, que liderou a comitiva de mineradores àquele evento global.
Fórum crucial
O FMF também debate o papel da mineração na transição energética e é a maior plataforma global de colaboração e ação para o setor mineral. Fernando Azevedo participou da mesa-redonda ministerial do FMF, ao lado de representantes de mais de 85 governos de países-chave na produção e consumo de minerais.
Fórum completo
O evento reuniu delegações de 16 nações do G20, cerca de 50 ministros e 13 vice-ministros, entre os quais o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira. Previamente, o IBRAM organizou um jantar de trabalho para a missão brasileira em Riad, que reuniu cerca de 40 personalidades e autoridades do governo brasileiro.
Fórum forte
A presença do IBRAM no FMF, focando a segurança mineral global, colocou o Brasil como parceiro-chave no setor. Fernando Azevedo representou o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, com os diretores do IBRAM, Rinaldo Mancin, de Relações Institucionais e de Paulo Henrique Soares, de Comunicação.
Futuro italiano
Do “Italia Affari”, informativo da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, com as perspectivas para 2025. Ao fim de 2024, a Câmara apresentou atividades realizadas e as perspectivas para 2025, ano que marca a celebração de 30 anos de fundação da entidade.
Futuro mineiro
Em razão do marco histórico, além das atividades recorrentes, projetos e ações, um dos marcos dos 30 anos da Câmara será o lançamento do Guia de Negócios Conexão Minas Itália. Impresso e publicado em versão bilíngue (português e italiano), dando a empresários, dirigentes, investidores e demais agentes do mercado, um panorama geral sobre as inúmeras oportunidades de negócios existentes. Continua.
Curtas & Finas
*Negócios para empresas italianas que desejam expandir e explorar novos mercados e também para empresas mineiras.
Mineiras que têm o processo de internacionalização como objetivo estratégico a ser alcançado nos próximos anos.
A Câmara seguirá apoiando, promovendo e participando de feiras diversas, no Brasil e na Itália.
Entre elas, a Autopromotec, um dos mais importantes eventos do setor automotivo no mundo, de 21 a 24 de maio, em Bolonha, Itália.
Dentre os eventos previstos, aperitivos de networking, reuniões de grupos de trabalho, diálogos de negócios e a solenidade de entrega da “Medalha Italia Affari”.
Os setores de turismo, tanto de Minas quanto da Itália, crescem do ponto de vista comercial e de geração de emprego e renda.
No turismo, ampliação do projeto “Turismo de Raízes”, além de parcerias e ações com entidades reconhecidas do setor que visem promover o que nosso estado e a Itália têm de melhor.
A Câmara seguirá com os “Roadshows”, projeto itinerante que amplia as ações e conexões da Câmara para outras regiões de Minas.
Para este ano, uma das perspectivas inclui a cidade de Juiz de Fora entre os destinos do projeto.
Mais: atuação em projetos, ações e missões internacionais que tenham relevância para o empresariado de Minas e da Itália.
O programa “Ospitalità Italiana” e o projeto “Meu Tomatì” já têm previsão de continuidade para 2025.