Quinta, 8 de maio de 2025
No espaço 356, Ana Clara Magalhães, Léo Stalone e Isabela Simão. Foto: Edy Fernandes
Saúde e Literatura
Como prometido, ontem, detalhes sobre a homenagem recebida pela Rede Mater Dei de Saúde, na Sala Corpo de Baile, na Bienal Mineira do Livro 2025, no Centerminas Expo, em BH. A homenagem marcou os 45 anos de atuação da instituição, reconhecida por sua contribuição à promoção da cultura, da educação e da valorização do livro.
Literatura é remédio
O reconhecimento também se estende ao fundador da Rede, Dr. José Salvador Silva, cuja trajetória profissional sempre dialogou com a literatura como instrumento de formação intelectual e humanista. Até dia 10, BH será o centro da produção literária nacional com a realização da Bienal Mineira do Livro 2025, que nesta edição tem como tema “Viver é plural. Ler é plural”. O evento celebra a diversidade de vozes, linguagens e experiências no campo da leitura e da escrita.
Remédio de Rosa
A edição deste ano presta homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, autor central na literatura brasileira e figura fortemente ligada à identidade cultural de Minas Gerais. Com mais de 300 autores nacionais e internacionais confirmados, a Bienal terá uma programação diária: mesas temáticas, oficinas, saraus, sessões de autógrafos, contações de histórias, experiências sensoriais, lançamentos e rodas de conversa.
Clima elétrico
Como este “clima louco”, provocando 1001 discussões e impactos em todo o mundo, interfere no setor elétrico? Tempestades que parecem dilúvios, calor de derreter camelos, mesmo no inverno e alterações nos padrões de precipitações exigem sistemas cada vez mais afinados para eventos extremos. O cenário representa um dos maiores desafios para o setor elétrico, com impactos diretos na operação e resiliência das redes de distribuição.
Elétrico e inovador
Porém, há também oportunidades para o desenvolvimento e a prática de soluções inovadoras, que possibilitam redes mais sustentáveis e inteligentes. O Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI 2025, do dia 27 ao dia 30, no Expominas, trará para o centro do debate o setor de energia elétrica no Brasil e no mundo.
Inovador e líder
Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), tendo a Cemig como anfitriã, o congresso reunirá lideranças empresariais, especialistas, autoridades públicas, pesquisadores, startups e profissionais do setor para discutir os desafios e as transformações em curso na energia elétrica brasileira.
Líder e recheado
A programação contempla painéis, workshops, debates técnicos e apresentações de cases nacionais e internacionais, com temas como modernização da rede, inteligência artificial, segurança cibernética, digitalização, ESG e novos modelos de negócio baseados em inovação e sustentabilidade.
Recheado e estrelado
Presenças: John Elkington, o "pai da sustentabilidade"; Silvio Meira, referência em inovação e inteligência artificial; Mark McGranaghan, especialista em modernização de redes elétricas no mundo; Leonhard Korowajczuk, pioneiro em inovações de redes sem fio. E Michel Spoor, líder nas iniciativas de aumento da resiliência das redes elétricas frente a eventos climáticos extremos.
No Museu Inimá de Paula, André Ribeiro e Gisella Said. Foto: Edy Fernandes
O presidente da Abrajet/MG, Antônio Claret Guerra, em recente visita à Câmara Municipal de BH, com a superintendente de Comunicação Social, Raquel Vasconcelos e do novo associado da entidade, Paulo Nacife. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
Ainda sobre o SENDI 2025. A centralidade do consumidor na estratégia das distribuidoras será outro eixo forte do evento.
Para Marney Antunes, vice-presidente de distribuição da Cemig, “o SENDI 2025 representa uma oportunidade única para refletir sobre o presente e o futuro da energia no Brasil”.
“Embora o setor esteja em transformação, nosso foco permanece claro: atender bem, com segurança, inovação e qualidade. A experiência do cliente precisa ser o centro de todas as soluções”.
Com 72 anos, a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico do Brasil, atendendo mais de 9,3 milhões de clientes e 97% de Minas Gerais.
Seu parque gerador é 100% limpo e renovável. Até 2028, investirá mais de R$ 35 bilhões em geração, transmissão, distribuição e cultura.
O evento irá explorar temas ligados à transição energética, à geração descentralizada, à eficiência na gestão de recursos e à integração de tecnologias disruptivas.
O SENDI também se propõe a fomentar um ambiente de troca entre diferentes agentes do setor e a apresentar casos reais de inovação aplicada.
A escolha de BH como sede reforça a posição de Minas como referência nacional em energia limpa e inovação, além de destacar o protagonismo do estado na transição para uma matriz cada vez mais sustentável.
Marcos Madureira, presidente da Abradee, destaca que o SENDI 2025 será um momento decisivo para o setor elétrico.
E para aprofundar a troca de conhecimento, promover a evolução dos serviços e debater soluções concretas para os desafios que impactam diretamente a vida dos consumidores.
“Queremos criar um ambiente de diálogo aberto e ação conjunta para impulsionar a transformação do setor no Brasil”, diz Madureira.
A Abradee reúne hoje 42 empresas de distribuição, que são responsáveis por 99,98% do fornecimento de energia brasileira.
Até 2028, a associação investirá R$ 145 bilhões, destinando 40% para manutenção e modernização do setor.
Uma das atrações mais aguardadas do SENDI 2025 é o Rodeio dos Eletricistas, competição que destaca a habilidade, a técnica e a segurança dos profissionais que atuam no setor elétrico.
Realizado em ambiente controlado e com rigorosos padrões de segurança, o rodeio reúne equipes de diversas distribuidoras de energia do país.
Equipes que demonstram suas competências em manobras, procedimentos operacionais e atendimento de emergência.
A programação completa do SENDI 2025 está no site oficial do evento: https://sendi.org.br/documents/SENDI-Programacao.pdf.
Inscrições: https://sendi.org.br/inscricoes.html