Quinta, 27 de fevereiro de 2025


O talentoso e brilhante casal de advogados, João e Cecília Torres, já em clima de Carnaval, em algum lugar do presente. Foto: arquivo pessoal

Nova missão

De Fernando Passalio: dia 25, “encerrei a jornada como Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Sede para assumir novo desafio: a presidência da Copasa, responsável pelo saneamento básico em Minas. Vivemos um momento desafiador imposto pelo Marco do Saneamento Básico: que até 2033 a população tenha 99% de acesso à água potável e 97% à coleta e tratamento de esgoto”.

Missão cumprida

“Essa transição representa não apenas uma nova etapa na minha carreira, mas o fechamento de um ciclo iniciado em setembro de 2009, quando assumi a auditoria interna da Sede. Dez anos depois, em setembro de 2019, fui convidado pelo então secretário da pasta, Manoel Vitor, a assumir a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional”. 

Missão possível

“Em abril de 2021, por escolha do governador Romeu Zema Neto, fui nomeado Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, sendo o mais jovem e primeiro servidor de carreira a ocupar essa posição na história de Minas. Comprometido com os princípios do Partido Novo e a visão do governador Zema, formei equipe de alta competência que produziu os melhores resultados econômicos já registrados pelo Estado”.

Missão realizada

“Entre as realizações mais significativas, a criação do programa ‘Minas Livre Para Crescer’, o maior programa de desburocratização do Brasil. Revisamos processos, revogamos quase duas mil normas e inspiramos mais de 500 municípios mineiros a adotarem práticas que estimulam o desenvolvimento econômico, especialmente nas cidades que mais geram empregos”.

Missão consciente

“Durante a pandemia, criamos o programa ‘Minas Consciente’, abertura responsável do comércio, da indústria e dos serviços, preservando vidas e protegendo a economia do estado. Junto com a Invest Minas e as Secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente, atingimos um marco histórico: a maior atração de investimentos da história de Minas Gerais”.

Missão dada

“Assumo a presidência da Copasa com o compromisso de aprimorar o serviço de saneamento básico e eliminando burocracias que dificultam o acesso dos mineiros a um serviço essencial. Também prepararei a empresa para uma eventual desestatização, caso seja autorizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais”.

Missão a cumprir

“Autorizada em alinhamento com as metas do novo Marco Legal do Saneamento. Estou confiante de que, com seriedade, transparência e eficiência, construiremos um futuro melhor para Minas e faremos com que a Copasa continue sendo referência nacional em gestão, inovação e compromisso com a população mineira”.

Carnaval de rua

Em clima de Carnaval, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais inebria as ruas com o concerto “Sinfônica POP: Abertura do Carnaval da Liberdade (OSMG), convida Toninho Geraes”. Grandes composições do samba, em orquestração sinfônica. Sob a direção da regente titular Ligia Amadio, a Sinfônica cai no samba com o cantor e compositor Toninho Geraes e convidados.

Sinfônica de avenida

O espetáculo acontece, hoje, às 20h, no cruzamento das Avenidas Brasil e Bernardo Monteiro. A entrada é gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. O concerto apresenta músicas compostas por grandes nomes da música brasileira, como Toninho Geraes, Paulinho Rezende, Moacyr Luz e outros.

Bonitinha, mas devassa

O incontornável bloco “Corte Devassa” promete um desfile memorável, dia 3 de março, em Belo Horizonte. Com o patrocínio do Memorial Vale, o bloco celebra 13 anos de folia com muita irreverência, marchinhas tradicionais e a celebração do corpo como palco de luta, afeto, prazer e alegria. A concentração terá início às 9h, na esquina da Avenida Assis Chateaubriand com a Rua Sapucaí.

Devassa e extasiante

Desfile, das 10h às 15h. Um cortejo vibrante, com fantasias criativas, performances teatrais e muita música. A “Corte Devassa”, que surgiu em 2011 dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefart – Palácio das Artes), se destaca por sua proposta de manter o carnaval no chão da rua, sem trios elétricos, e por abordar temas do conhecimento popular com muito deboche e sátira.


Trio de negócios no restaurante Zucco, DiamondMall, Dilo Eugênio, Henrique Freire e Rodrigo Coelho Foto: Edy Fernandes


O amor está no ar e sempre em torno de Marcelo Solmucci e Letícia Gontijo. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre o bloco “Corte Devassa”. O desfile integra o projeto Ações e Diversidade e Inclusão do Memorial Vale.

E o patrocínio do Memorial Minas Gerais Vale acontece dentro das ações do Memorial Vale Itinerante.

Memorial que leva atrações culturais e educativas a vários locais de Belo Horizonte enquanto o edifício-sede do museu passa por obras de renovação.

*O UniBH promoveu uma aula-show para o curso de Gastronomia da instituição.

A agenda, dia 25, teve demonstrações de “pâtisserie” e “boulangerie”, no Complexo Gastronômico do campus Buritis.

Ao comando, os chefs Paulo Soares e Salvador Lettieris, ambos membros do instituto Le Cordon Bleu São Paulo.

O curso de Gastronomia do UniBH é uma parceria que reúne o Centro Universitário e o Le Cordon Bleu, maior instituto de artes culinárias do mundo.

*O “Carnaval dos Sonhos” volta para uma festa de seis dias, no Mirante Beagá (Olhos D’Água), entre 23 de fevereiro e 4 de março.

Reunindo megaestrutura, os ingressos (Frontstage e Camarote Open Bar) já estão na plataforma Sympla.

Resultado da união do “Carnaval do Mirante” com o “We Love Carnaval”, o evento conta com nomes famosos.

Como Alok, Lauana Prado, Matheus e Kauan, Ana Castela, Baile do Dennis, Tuca Fernandes, Alexandre Peixe, Lagum e mais.