Quinta, 17 de abril de 2025


Alexandre Augusto Silva Barcelos, CFO da ArcelorMittal e presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais – IBEF/MG e Júlio Damião, diretor Institucional da Luza Group, reconduzido à presidência do mesmo IBEF/MG. Foto: Arquivo Pessoal

IBEF Pronto

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais – IBEF/MG anunciou sua nova Diretoria Executiva e Conselho de Administração para 2025/2027. Composta por fortes profissionais do setor financeiro, empresarial e acadêmico, a equipe vem fortalecer o IBEF/MG como principal fórum de debates econômicos e de gestão em Minas.

IBEF na luta

Debates promovendo excelência técnica, inovação e discussões estratégicas para o desenvolvimento do setor. Julio Damião, diretor Institucional da Luza Group foi reconduzido à presidência. Damião enfatizou a importância do trabalho coletivo para o crescimento e desenvolvimento da entidade.

IBEF fortalecido

Falou Damião: “Ser reconduzido à presidência do IBEF/MG é uma honra e uma grande responsabilidade, representando profissionais altamente qualificados e empresas de excelência. Contamos com o engajamento da nova diretoria e do conselho para entregar mais valor aos nossos associados e à sociedade, fortalecendo o ecossistema financeiro de Minas Gerais”. 

IBEF vencendo

À frente do Conselho de Administração, Alexandre Augusto Silva Barcelos, CFO da ArcelorMittal, assumiu para alinhar as ações do IBEF-MG à excelência técnica, governança e inovação do setor de finanças. “Sob a liderança de Damião, trabalharemos para consolidar o IBEF-MG como referência em debates econômicos e de gestão, conectando desafios financeiros às demandas do mercado em Minas e no Brasil”.

Grande honraria

O governador Romeu Zema Neto homenageará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com o Grande Colar da Inconfidência de 2025, na solenidade do dia 21, em Ouro Preto. O convite ao chefe da Casa Legislativa foi feito durante encontro em Brasília. O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais.

Grande dia

Honraria destinada aos chefes de Estado e de outros poderes, foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck. É entregue, tradicionalmente, no dia 21, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.

Sabiá cantando

O “Festival Sabiá” retorna para sua quarta edição entre os dias 22 e 27, dedicado à valorização e celebração de artistas com mais de 50 anos. Com o tema "É Moderno Envelhecer", o festival ocupará a Praça Floriano Peixoto e a Casa Floreana, em BH, com programação gratuita: apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições e rodas de conversa.

Sabiá encantando

O “Festival Sabiá” promove também os “Encontros Sabiá”, entre os dias 22 e 24, na Casa Floreana, Santa Efigênia. Debates, vivências e experiências relacionados à arte, cultura e envelhecimento, reforçando a missão do festival de estimular reflexões sobre etarismo, longevidade e expressão artística na maturidade. O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas, Cemig e Instituto Unimed BH.


Cristovão Laruca, José Maria Carvalho e Antônio Mendonça, em noite de degustação e harmonização de vinhos. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*O chef Marco Renzetti prepara receita para a Páscoa no Nino Cucina: o “Baccalà alla Romana”.

Típico da região do Lácio - onde Roma foi fundada e se desenvolveu até tornar-se capital do Império Romano - o prato combina bacalhau com molho de tomate fresco, batatas, aipo e cebola.

A receita será servida exclusivamente entre sexta-feira à noite e domingo, nas unidades do Nino Cucina.

Para quem prefere celebrar em casa, o “Baccalà alla Romana” também estará disponível pelo delivery da casa, via iFood.

*Referência na cena gastronômica e cultural, o restaurante Seu Bias, em Lourdes, lança sua nova programação musical: o projeto “Sala Seu Bias”.

Nos meses de abril e maio, os fins de semana no casarão vão receber uma curadoria musical.

Noites de música, gastronomia e coquetelaria autoral. Dia 19, tem “Tardezinha Cítrica”, com Álvaro Ferr.

*É muito comum que algumas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, principalmente crianças, tapem os ouvidos, se escondam ou tenham medo de determinados sons.

O comportamento é típico da chamada hipersensibilidade auditiva, que deixa o cérebro com dificuldade para compreender, filtrar e reagir a certos estímulos.

Para minimizar o incômodo, BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi desenvolvem boa iniciativa.

Oferecem abafadores de ruído para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista afetadas pela variedade de sons muito comuns nesses ambientes.

Com isso, além de tornar a visita mais agradável, colocam em prática a importância de incluir e agregar a diversidade de público nesses espaços.