Quarta, 4 de fevereiro de 2026
O presidente da CDL/MG e do Sebrae/MG, Marcelo de Souza e Silva e sua esposa Silvana. Foto: Edy Fernandes
Palmas palacianas
A ClickLivre Energia é a “luz” do Parque do Palácio das Mangabeiras. Um dos cartões postais da capital, exemplo de preservação do patrimônio e da cultura mineira, a antiga residência oficial dos governadores firmou parceria com a empresa, acreditando no elo entre tradição e sustentabilidade, via energia limpa.
Palmas merecidas
O agora Parque do Palácio tem área de aproximadamente 42 mil m², aos pés da Serra do Curral e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Burle Marx. Vitrine linda da arquitetura modernista brasileira, o casarão do parque foi construído entre 1951 e 1955. Desde 2022, conheceu uma transformação significativa.
Palmas energéticas
Deixou de ser maravilhosa mordomia e foi reaberto como parque público, centro cultural integrado à natureza, dedicado ao lazer, à convivência, à cultura e ao contato com o meio ambiente. Ao adotar matriz energética sustentável, economiza na conta de luz e incentiva práticas ambientais responsáveis e a construção de uma cidade mais consciente.
Descoberta da mina
O Carnaval de BH é um dos principais do país. A pesquisa Expectativa do Folião para o Carnaval 2026, do Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio/MG em parceria com a Belotur, mostra que 91,4% dos entrevistados pretendem permanecer na capital, reforçando a atratividade da folia em permanência e consumo.
Mapa da mina
A festa é dos moradores de Belo Horizonte e região, mas também atrai visitantes do interior e de outros estados (um quarto do público). A programação gratuita, especialmente os blocos de rua e ensaios abertos, é o maior atrativo. O dado reforça o modelo democrático do Carnaval, que amplia o acesso, estimula a ocupação dos espaços públicos e gera oportunidades para o comércio, os serviços e o turismo.
Marchinhas pirecudas
O Bar Pirex faz o “1º Campeonato de Marchinhas do Pirex”. São oito finalistas que participam, dia 8, da Matinê de Carnaval do Pirex, que fica na Raul Soares. As oito marchinhas recebem arranjos profissionais feitos por Thiago Delegado e se apresentam ao vivo com a Orquestra Pirecuda de Carnaval, liderada também por Delegado.
Eles existem
No marco do Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, a Arcos Dorados, responsável pela operação do McDonald’s em 21 países da América Latina e Caribe, prioriza a inclusão e o impacto social ao endereçar um dos maiores desafios enfrentados por essa população no Brasil: o acesso ao trabalho digno e o reconhecimento da identidade.
Elas resistem
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadamostra que, das quase 39 mil pessoas trans monitoradas, apenas uma em cada quatro possuía emprego formal em 2023. Enquanto as estatísticas confirmam os obstáculos no mercado de trabalho para esse grupo, a Arcos Dorados atua para mudar essa lógica.
Nos bailes da vida, o casal Ricardo e Iona Kuperman. Foto: Edy Fernandes
Marcílio Soares, liderando e divertindo com a banda brega, "Amor, Voltei", no recente sábado do Meat&Co, Belvedere. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Ainda sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o McDonald’s.
É investimento no ciclo completo de inclusão, que começa na geração de oportunidades, respeito e acolhimento.
E se estende a benefícios alinhados a possíveis demandas e promoção de cargos.
Inclusive de gestão, assegurando que nenhum marcador social seja obstáculo para o crescimento profissional.
*O Palácio das Artes é, até dia 6, sempre às 14h, canteiro de criatividade para crianças, jovens e adultos.
A Fundação Clóvis Salgado promove quatro oficinas gratuitas, que combinam visitas e passeios por seus espaços.
E também práticas artísticas inspiradas nas exposições “Bonecos Giramundo” e “Ecosofias”.
Mostras em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes e na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, respectivamente.
*O Boulevard Shopping BH tem “o Bailinho de Carnaval Miraculous”, para crianças, dia 7, a partir das 14h, no Piso 1.
Aberto ao público, o evento convida as crianças e suas famílias para tarde de fantasia, música e encontros com os personagens Ladybug e Cat Noir.
O “Pisa na Fulô” se prepara para fechar o Carnaval, dia 17.
É o primeiro bloco carnavalesco de forró do Brasil, valorizando a cultura popular.
E mais: os ritmos tradicionais nordestinos, a ocupação afetiva e política do espaço público. O bloco tem patrocínio da Cemig.






