Quarta, 29 de outubro de 2025
A caminho para conhecer o atlântico e português arquipélago dos Açores, onde ainda se encontram, o fotógrafo, Edy Fernandes, o titular da coluna, Paulo Navarro, com o filho, João Paulo. Foto: Arquivo Pessoal
Banco mobiliário
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Minas Gerais - Sindimov/MG realiza a “1ª MinasMov 2025”, feira do setor moveleiro mineiro. O evento, hoje e amanhã, no SENAI CEDETEM, em Contagem, das 13h às 22h, reunirá indústrias, fornecedores, designers, arquitetos, instituições e profissionais mirando inovação, negócios e sustentabilidade.
Feira mobiliária
Além de marcar o aniversário de 20 anos do SENAI CEDETEM, referência em capacitação profissional e tecnologia no segmento de madeira e mobiliário, a feira se consolida como um ponto de encontro entre as principais lideranças e agentes econômicos do setor.
Programa mobiliário
A programação inclui fundamentais painéis com especialistas, oficinas “faça você mesmo”, exposições de design mineiro, espaços para networking e parcerias comerciais; debates sobre tendências em sustentabilidade, modernização industrial e design de interiores.
Sem limites
Comprometido com os clientes e a promoção da conectividade de Minas com o Brasil e o mundo, o BH Airport evolui, em novas rotas e promovendo a expansão da malha aérea internacional. Na esteira, mais um reconhecimento da atuação estratégica do terminal mineiro para encurtar distâncias e conectar destinos.
Sem dúvidas
É o Prêmio Excelência Turística, na categoria “Crescimento da Capacidade Aérea Internacional”, das empresas “The Data Appeal Company” e “Almawave”, na feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Expo. Entre 2023 e 2024, o BH Airport registrou salto de quase 50% em número de pousos e decolagens internacionais.
Sem obstáculos
Isso acompanhando o crescimento na movimentação de passageiros que entram e saem do país: variação superior a 40%. Prova da demanda ascendente por conexões de BH com o mundo e o papel do BH Airport como ponto de partidas e chegadas. É o terceiro aeroporto com o maior número de destinos do Brasil e o segundo em domésticos.
Colégio da Esquina
Inspirados pelo “Clube da Esquina”, movimento-mor da atualmente agonizante música brasileira, estudantes do 6º ao 9º ano do Coleguium Rede de Ensino transformam melodias em cores, ritmos em formas e sentimentos em arte. Atividades do “Projeto Telas: Clube da Esquina em Cores”.
Leilão da Esquina
Arte, cultura e cidadania. Os estudantes, com apoio de familiares, pesquisaram o movimento, conheceram a trajetória dos artistas e escolheram músicas como inspiração para desenhos e pinturas coletivas. As telas serão leiloadas e todo o valor arrecadado irá para uma instituição filantrópica.
Feira da Esquina
As obras podem ser arrematadas, até 24 de novembro, no Museu Clube da Esquina. O público pode participar pelos QR Codes instalados nas obras. Dia 29 de novembro, no “Projeto X - Feira de Ideias”, todas as telas irão para as unidades escolares, disponíveis para novos lances. Nessa data o leilão será encerrado.
Trabalho de Darwin
A evolução do mercado de coworkings se consolidou como alternativa para crescente desejo por dinâmicos ambientes de trabalho, onde eficiência e potencial humano são o foco. Para a Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais, BH é o terceiro maior mercado de coworkings do país e o “Grow Workspace” é destaque na capital e na região metropolitana.
No Vasto Restaurante BH, Anderson Silva e Giselle Santa Rosa. Foto: Edy Fernandes
No mesmo Vasto, Juliana Freitas e o DJ Maurício Lobato. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Ainda sobre o mercado de coworkings. O “Grow Workspace” tem soluções sob medida para empresas que buscam mais do que um endereço comercial.
O espaço de trabalho do Grupo Concreto oferece “layouts” flexíveis, andares completos e salas em diferentes formatos, também voltadas a grandes corporações e multinacionais.
A personalização é conduzida por equipe de arquitetos, designers e profissionais de TI, que alinham cada projeto à cultura organizacional de cada cliente.
*A Feirinha Aproxima encerra o ano, dia 1º de novembro, no pátio interno da UniArnaldo.
O evento é gratuito e vai reunir gastronomia, música, feira de adoção de cães, espaço crianças, etc.”.
Tudo com o clima de afeto em torno da gastronomia mineira, marca registrada da feirinha.
*O volume de atividade turística teve recuo de - 0,8% em agosto na comparação com o mês de julho, segundo a Fecomércio/MG.
No contexto nacional, o crescimento do turismo foi positivo, de 0,8% em agosto.
Na comparação com o mês de agosto do ano passado, o turismo do estado registrou uma desaceleração de -7,1% neste ano.
O desempenho foi inferior a agosto do último ano, com aceleração de 4,1%.
A economista da Fecomércio/MG, Fernanda Gonçalves, explica.
Enquanto o Brasil cresce, Minas Gerais enfrenta desafios, refletidos em quedas sucessivas.
“A atividade ‘Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’ apresentou retração de 2,2% em Minas Gerais.
“Essas variações não apenas comprometem a dinâmica do setor de transportes, mas também repercutem no índice do volume de atividade turística no estado”, conclui Gonçalves.


