Quarta, 18 de março de 2026


No coquetel de lançamento do "Festival do Arroz", a idealizadora do festival, Miriam Cerutti; o patrocinador master, Ayrthon Boeira e a curadora Rosilene Campolina. Foto: Edy Fernandes


Na Casa Fiat de Cultura o presidente da APPA  - Cultura & Patrimônio, Xavier Vieira e o presidente da Empresa Mineira de Comunicação - EMC, Gustavo Mendicino. Foto: Edy Fernandes

Bem-Vinda!

O “trem prosperou”, com Bernardo Santos à frente da Secretaria de Estado de Comunicação Social, do governador Romeu Zema Neto! Para a pasta, temos agora a jornalista Cássia Ximenes, profissional com ampla experiência na área da comunicação; reconhecida atuação institucional e empresarial em Minas Gerais. Palmas e mui boa sorte!

Viva Purim

Ao contrário do desértico janeiro e do carnavalesco fevereiro, março e suas águas são um oceano de eventos. Daí um ligeiro atraso, na importante informação a seguir, Shalom! A tradicional festa Judaica de Purim foi celebrada, dia 2, “como manda o belo e típico figurino”. Trata de uma das mais importantes comemorações da comunidade.

Viva Israel

Aconteceu na Congregação Caminhos da Torah, dirigida pelo carismático Rabino Simon e sua Maria Stella, quando festejaram a salvação dos judeus persas do extermínio proposto por Hamã, ministro do rei Assuero (ou Xerxes I), no antigo Império Persa. Comidas também típicas, danças e lindas músicas, cantadas por todos em hebraico, configuraram contagiante alegria


Na Festa de Purim, na Congregação Caminhos da Torah, Maria Stella Cobucci Caplun, o rabino Simon Caplun, e João Bosco de Carvalho. Foto: Foto: Arquivo Pessoal


Também festejando Purim, Maria Stella Cobucci Caplum, Lícia Maria Garcia, Marilene Guimarães, Monica Santino,  Maia Borgowiski e Lena Brandão. Foto: Arquivo Pessoal

Minas bolivianas

Minas brilhou na Bolívia com Elke Rezende, CEO da Nossa Senhora das Produções, na comitiva da Gamela Criativa, plataforma que apresenta a experiência de Belo Horizonte em patrocínio, gastronomia e cultura como mapa para o desenvolvimento econômico e o posicionamento de destinos. Em Cochabamba, o grupo participou da conferência, “¿Puede Cochabamba ser un Destino Turístico Inteligente?”.

Minas estratégicas

Participou destacando como eventos estratégicos, festivais e iniciativas culturais fortalecem a identidade territorial, impulsionam o turismo, geram impacto social e econômico concreto, incrementando o calendário oficial de Belo Horizonte e de outras cidades, além de projetos desenvolvidos na América Latina. Ainda em Cochabamba, a comitiva contribuiu em outro diálogo.

Estratégicas e gastronômicas

Diálogo sobre a construção de uma rota estratégica para a Cúpula de Turismo, Gastronomia e a Marca Cidade, reforçando a conexão entre cultura, planejamento e inteligência de destino. Em Trinidad, a participação foi no “Primer Encuentro Internacional de Gastronomía - Trinidad Capital Gastronómica”, evento que reconhece a cidade como associada ao “Food Capital”, da “Délice Network”.

Estratégicas e culturais

A comitiva brasileira foi formada ainda por Marcelo Araújo, diretor audiovisual e sócio da “7 e 1/2 Filmes”, e Amanda Aleixo, estrategista de marcas e CEO da “Odd Comunicação”. Juntos apresentaram Belo Horizonte como referência em articulação cultural e economia criativa, reforçando o intercâmbio Brasil/Bolívia e abrindo novas possibilidades de cooperação.


Na Bolívia, o secretário de “Desarrollo Productivo y Turismo”, Roberto Aranibar; a presidente da “Cámara Gastronómica de Cochabamba”; Denisse Dalence; a CEO da Gamela Criativa, Elke Rezende; o chef, Cesar Liendo Vargas e o gestor cultural, “experto en patrimônio”, Sergio Salas Yaro. Foto: Arquivo Pessoal

Mineira finlandesa

Hoje, às 19h, no Terraço Niê, Praça Sete, Centro, em reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados e ao fortalecimento dos laços entre o Brasil e a nação nórdica, Patrícia Matos de Azeredo Coutinho, Cônsul Honorária da Finlândia em Belo Horizonte, será condecorada com a insígnia de Cavaleiro de 1º Grau da Ordem do Leão da Finlândia, o país mais feliz do mundo.

Mineira honorável

A honraria é concedida pelo Presidente da República da Finlândia, Alexander Stubb, que atua como Grão-Mestre das ordens honoríficas do país. A Ordem do Leão da Finlândia é uma das mais altas distinções do governo finlandês, destinada a cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham prestado contribuições excepcionais à Finlândia ou à humanidade.

Mineira estratégica

A cerimônia de entrega será conduzida por Sua Excelência, o Embaixador da Finlândia no Brasil, Antti Kaski, representando o governo finlandês. A condecoração de Patrícia Coutinho reafirma a relevância estratégica de Minas Gerais na cooperação bilateral, especialmente em áreas como inovação, tecnologia e cultura. O evento será restrito a autoridades, empresários convidados e imprensa.

120 anos de Saúde

Em 2026, a Araujo celebra 120 anos! Para tal, hoje, às 9h, um café da manhã no Centro de Distribuição, o “Coração da Araujo”, em Contagem. Uma conversa, com apresentação de números, novidades da marca e um tour guiado pela operação, mostrando de perto como funciona a engrenagem que mantém esta onipresente drogaria presente no dia a dia dos mineiros.

Curtas & Finas

*A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores convocou para amanhã, às 8h, sua 61ª Assembleia Geral, no Auditório da Romaria, em Congonhas.

Assembleia com pauta estratégica que coloca no centro do debate nacional a segurança na atividade minerária e as perdas financeiras dos municípios.

Perdas após a Reforma Tributária, como também a necessidade de fortalecimento da fiscalização e da arrecadação da CFEM.

*O 22º Evento Nacional de Atividade Física (ENAF BH) acontece de amanhã ao dia 22, no Centerminas Expo, celebrando os 40 anos do ENAF.

E consolidando BH como importante polo do mercado de esporte, fitness e saúde.

Considerado um dos maiores encontros do setor nas Américas, o evento reúne cerca de 20 mil participantes.

Promove cursos, palestras, workshops e feira de negócios voltada à inovação, formação profissional e networking entre marcas, especialistas e empreendedores.

*A banda Biquíni celebra seus 40 anos, com a tour “A Vida Começa Aos 40”, dia 21, às 21h, no Befly Hall.

*E Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira, com o espetáculo JV30 Part II - “Mais um final feliz”, dia 27, às 21h, no BeFly Minascentro.