Paulo Navarro | terça, 10 de outubro de 2023
.jpg)
Na inauguração da 1ª edição da Mostra de Arte Digital - MAD, na Galeria de Arte da Cemig, Eustáquio Christian, Thiago Macedo, Lucélia Morioka, Cris Kumaira, Lucas Souto e Pablo Medrado. Foto: Divulgação Cemig
Pacientes impacientes
Na traseira de um ônibus urbano, oportuno recado da BHTRANS/PBH/SUMB. Uma moto caída no asfalto, “atrapalhando o trânsito” e o texto: “É melhor ter paciência no trânsito do que virar paciente em outro lugar". E mais: “Sobre duas rodas tenha cuidado em dobro”. Redundância citar o número de vítimas com motocicletas, no Hospital João 23.
Pacientes apressados
Motoqueiros que, na pandemia, passaram de vilões a heróis, voltaram com tudo, principalmente na imprudência e em manobras perigosas. Na pressa para entregar mercadorias (comida sobretudo), não respeitam as normas de trânsito e agem como se fossem “tirar o pai da forca”, verdadeiros “costureiros do asfalto”.
Pacientes vilões
Mas o trânsito tem outros vilões: os apressadinhos e seus possantes importados, turbinados. Exibicionistas, impacientes, têm o hábito de usar vias urbanas como pistas de corrida (principalmente no Vale do Sereno/Nova Lima). E também nas saídas da capital, forçando passagem, atropelando, matando ciclistas e pedestres.
Pacientes implacáveis
Impaciência total. Difícil também ver em BH motoristas respeitando faixas de pedestres, placas de estacionamento dedicadas a idosos ou portadores de necessidades especiais. Dado o grande número de esportistas, o bairro do Belvedere é tido como exceção do desrespeito às mesmas sinalizações.
Pacientes gerais
Mas a impaciência e o desrespeito de modo em geral não se restringem ao trânsito. Em pequenos e grandes agrupamentos, em mesas de bar ou espaços públicos, os decibéis extrapolam o bom senso. Barulho, burburinho não só provocado por frequentadores, como por animadores, DJs e músicos empolgados como se estivessem num palco, mas estão é abafando boas e amenas conversas.
Pacientes zero
“Desconfiômetro” zero, falta de noção e educação. Estupidez, arrogância, impaciência e prepotência. Relato de uma médica e leitora, diz que nem profissionais da saúde são poupados de grosserias, maus tratos e ameaças de pacientes. Vale para todos, de garçons a vizinhos em condomínios de luxo. Questão social? Agressividade gratuita? Talvez memória curta para os ensinamentos do Profeta: “Gentileza gera gentileza”.
Arte Digital
A diretora de Comunicação e Sustentabilidade Empresarial da Cemig, Cris Kumaira e o gerente de Marketing Digital e Performance da companhia, Lucas Souto, receberam representantes da Secom, na inauguração da 1ª edição da Mostra de Arte Digital - MAD, em exibição na Galeria de Arte da Cemig, até dia 27.
Homilia à Omilía
A Infinita Comunicação e a produção do Restaurant Week convidam para o jantar de lançamento da 24ª edição do festival. Será no restaurante Omilía, hoje, às 20hs, Vila da Serra, Nova Lima. O festival gastronômico acontece no período de 12 de outubro a 19 de novembro. Os clientes poderão, a cada menu consumido, doar R$ 2,00 para o Hospital da Baleia.

Parabéns à chef Denise Rache distribuindo sabores e criatividade, no bistrô D’Artagnan, melhor referência gastronômica em BH e melhor bistrô pela revista Encontro. Foto: Arquivo Pessoal

E ainda no D'Artagnan, festejando, o grande cirurgião e cardiologista Charles Simão, Ana Teresa; a Chef do Ano, pela revista Encontro, Marise Rache e a cirurgiã, Dra. Maitê Leite de Andrade. Foto: Arquivo Pessoal

Comemorando os 98 anos do Automóvel Clube, seu sempre elegante diretor social, Franklin Bethônico. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais vai muito além da Medicina.
Destaca-se também em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, além de oferecer programas de Pós-graduação e educação a distância - EaD.
Fundada em 1950, a instituição é referência no ensino em saúde no país, com mais de 70 anos de tradição em Minas.
E uma reputação de formar profissionais altamente qualificados na área da saúde. Atualmente, a FCM-MG tem 4.607 alunos matriculados.
*BH, no clima da 38ª edição da Oktoberfest, em Blumenau (SC), recebe o Circuito de Bares Spaten, em seis estabelecimentos gastronômicos.
Até 5 de novembro, eles vão contar com grandes mesas coletivas, um dos símbolos da principal festa cervejeira do mundo.
Na compra de duas Spaten, no Circuito, a terceira sai de graça. Basta acessar o QR Code da promoção, disponível nas casas.
*Na Casa Fiat de Cultura, “Como pisar suavemente na terra’, exposição da artista visual baiana Jessica Lemos. Até 26 de novembro.
A ancestralidade e o feminino afro-indígena, em uma mistura de referências do rural e do urbano.
Expressões e temáticas que remetem ao sertão e às suas memórias afetivas.