Domingo, 9 de novembro de 2025


Em Interlagos, vibrando com a parceria campeã mundial, entre Gerdau e o Grande Prêmio São Paulo de F1, Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Alan Adler, CEO do GP de São Paulo de F1 e Francisco Mattos, Diretor Executivo do GP de São Paulo de Fórmula 1. Foto: Divulgação/Gerdau

Privilégio e grandeza

O titular da coluna tem a honra de participar, a convite da Gerdau, do Grande Prêmio de São Paulo de F1. Gerdau e o GP de São Paulo de F1 inauguraram, dia 6, as novas estruturas em aço Gerdau 100% reciclável no Autódromo de Interlagos. A cerimônia ocorreu no autódromo, com Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, e Alan Adler, CEO do Grande Prêmio de São Paulo.

Grandeza sustentável 

As novas instalações em aço 100% reciclável contemplam áreas estratégicas do circuito: renovação da plataforma de bandeirada, na linha de chegada; de novos suportes para os repetidores do sinal de largada; revitalização do pórtico do sinal de largada. Sustentabilidade, inovação e modernização do circuito que sedia a etapa brasileira da maior competição automobilística do mundo que acontece hoje.

Grandeza inovadora

“Após o sucesso da parceria com o Grande Prêmio de São Paulo nos últimos dois anos, a Gerdau está orgulhosa de retornar a esse evento tão icônico para a cultura e o esporte brasileiros. Estamos muito satisfeitos ao oferecer alternativa mais sustentável para a prova e deixando as novas estruturas como legado para a capital paulista", afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Grandeza moderna

“Uma parceria de propósitos. A Gerdau tem a sustentabilidade ambiental como um dos pilares de sua estratégia, assim como o GP São Paulo também tem compromisso com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. Temos a tecnologia como elemento fundamental de nossos negócios. Acredito que o GP São Paulo e a Gerdau estarão juntos por muito tempo”, diz Alan Adler, CEO do GP São Paulo.

Grandeza com G

Para Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau: “levar o aço Gerdau à linha de chegada da maior prova do automobilismo brasileiro é motivo de orgulho e uma forma de celebrar nossa conexão profunda com a história e a emoção do brasileiro”. A Gerdau é a maior recicladora de aço da América Latina, transformando cerca de 10 milhões de toneladas de sucata metálica por ano em novos produtos.

Super Melhor

A Cemig foi eleita a melhor empresa do setor de energia na primeira edição do ranking “TOP30 - As Melhores Empresas do Brasil”. O resultado foi anunciado dia 30, em São Paulo, reunindo executivos de destaque do mercado corporativo nacional, ocasião em que o presidente da companhia, Reynaldo Passanezi Filho, recebeu a premiação.

Melhor e Melhores

Também no evento a vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Andrea Almeida, o vice-presidente de Geração e Transmissão, Marco Soligo e a diretora de Comunicação e Marketing, Cristiana Kumaira. O ranking é da Austin Rating, agência de classificação de risco, com mais de 40 anos, que avaliou o desempenho das companhias pelos três últimos balanços anuais (2022, 2023 e 2024).


Recebendo mais uma premiação, em São Paulo, o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, ladeado pelo vice-presidente de Geração e Transmissão, Marco Soligo; a diretora de Comunicação e Marketing, Cristiana Kumaira e a vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Andrea Almeida. Foto: Divulgação/Cemig

Janela da Luz

Dia 11, o “2º Janela do bem”, evento em prol da Associação Mineira de Reabilitação. Jantar às 19h30, no Lagar Tragaluz, DiamondMall. O cardápio é de Felipe Rameh, chef do Lagar Tragaluz e do Tragaluz, em Tiradentes. Toda renda será destinada a transformar a vida de crianças e adolescentes.

Luz da Vida

Crianças e adolescentes que fazem fila por cirurgias e não podem perder o prazo da janela biológica - período correto para a intervenção cirúrgica na criança. O evento tem o apoio do Lagar Tragaluz, Tragaluz, Instituto Tragaluz, Verde que te quero Verde, Mistral, Premium Wines e de Renata Mallard.

Congresso gigante

BH pronta para sediar o maior encontro da América Latina dedicado ao fortalecimento do Legislativo municipal. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o “11º Congresso Mineiro de Vereadores” reunirá, no Expominas, dia 11, vereadores, assessores, técnicos e servidores de Câmaras Municipais de todas as regiões de Minas Gerais.

Congresso pertinente

Um dia de integração, capacitação e debates sobre os principais desafios e oportunidades da gestão pública. O congresso retorna, após três anos, gratuitamente com palestras, painéis, debates e espaços networking, focando o fortalecimento da atuação legislativa, com inovação, sustentabilidade, políticas públicas e eficiência administrativa.

Congresso urgente

Fala o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão: “O congresso é espaço de aprendizado e troca de experiências fundamentais para aprimorar o trabalho dos legisladores nas câmaras municipais. A AMM tem o papel de apoiar e valorizar essa atuação essencial para o desenvolvimento dos municípios mineiros”.

Congresso possível

O congresso terá programação em diferentes módulos, permitindo que os participantes escolham atividades de acordo com seu interesse e área de atuação. Entre os palestrantes, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite e o especialista em inovação, Marcolino Joe, além de consultores e representantes de instituições parceiras. Inscrições e programação completa no site da AMM.

Consciência Visível

A produtora cultural Regina Moura, diretora da Notom Produções Artísticas, assina a direção da “5ª Semana da Consciência Negra – Africanidades”, entre os dias 15 e 23, na Estação Cultural de Congonhas. Com entrada franca: shows, oficinas, cortejos e debates que exaltam a cultura afro-brasileira e sua influência na formação da identidade nacional.


Regina Moura apresenta a “5ª Semana da Consciência Negra – Africanidades”, em Congonhas. Foto: Reverso Filmes

Curtas & Finas

*Ainda sobre a “5ª Semana da Consciência Negra – Africanidades”.

Com mais de 20 anos de trajetória, Regina Moura é socióloga, mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e pesquisadora em políticas públicas para a cultura.

À frente da Notom, criada em 2020, desenvolve projetos de formação, agenciamento de artistas e gestão cultural.

No “Africanidades”, reafirma seu compromisso com a visibilidade da cultura negra, a ancestralidade e a diversidade como transformação social.

*Curso de Trailer para Cinema, do SENAI Audiovisual. Curso on-line, dias 11, 13, 17, 19, 25, 27 e 28.

A proposta é formar profissionais aptos a criar trailers para cinema e televisão, passando por todas as etapas do processo criativo, da análise do filme à finalização do corte.

Quem ministra é o cineasta Ricardo Mehedff, pós-graduado pela George Washington University e com passagens por diversos festivais internacionais, como Berlim, Roterdã e Havana.

*A Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais - CMI/Secovi-MG realizará, dia 11 de “O” congresso!

Congresso "Dialogando com o Mercado", um dos mais aguardados encontros do calendário do setor imobiliário mineiro.

Evento na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL-BH, das 8h às 18h.