Domingo, 4 de maio de 2025
Dom Quixote e moinhos
Em um marco de seus 35 anos, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil passa a se chamar Associação Brasileira dos Municípios Mineradores - AMIG Brasil. A mudança representa a consolidação da entidade como referência nacional na defesa dos interesses dos municípios mineradores e dos territórios impactados pela atividade mineral em todo o país.
Moinhos de vento
Criada em 1989, em Minas, para garantir os direitos dos territórios minerados na regulamentação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral - CFEM, a associação expandiu sua representatividade ao longo das décadas. O crescimento culminou, em 2018, na inclusão do termo “do Brasil” ao nome da entidade, que se tornou Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil.
Moinhos de ferro
Agora, a AMIG Brasil reafirma sua presença nacional e fortalece sua atuação como porta-voz do lado público na mineração. A nova fase foi anunciada, recentemente, durante a 59ª Assembleia Geral da associação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente da AMIG Brasil e prefeito de Itabira (MG), Marco Antônio Lage, destaca o caráter estratégico da mudança.
Moinhos Gerais
“Seguiremos discutindo os grandes temas da mineração no Brasil e defendendo os direitos dos municípios que convivem diariamente com essa atividade e seus impactos econômicos, sociais e ambientais. A presença cada vez mais frequente da AMIG em Brasília mostra nosso compromisso em influenciar políticas públicas e assegurar a sustentabilidade do setor”, afirmou.