Sábado, 29 de março de 2025
Verde que te quero Adriene Rocha. Foto: Edy Fernandes
Arte Centenária
Em 2025, o Art Déco completa 100 anos. Belo Horizonte é um exemplo deste estilo que estabeleceu perfeito diálogo com o modernismo. O Edifício Acaiaca, o Cine Theatro Brasil e o prédio do Automóvel Clube são algumas construções que traduzem suas formas geométricas marcantes, simetria e materiais sofisticados.
Ícone Centenário
Celebrando este centenário, a CASACOR Minas ocupará, este ano, o edifício-sede da PUC Minas Lourdes, mais um importante ícone deste movimento na capital. Projetado por Raffaello Berti em 1938, o prédio se destaca pela fachada em pó de pedra, janelas altas e estreitas e uma planta simétrica e funcional.
Sonhos Centenários
Tudo conduzindo a um pátio externo que valoriza sua monumentalidade. Esta edição, que comemora 30 anos da mostra, enaltece esse patrimônio tombado, conectando história, inovação, tecnologia e sustentabilidade, em sintonia com o tema, “Semear Sonhos”.
Limites formais
O Ministério da Cultura, Governo de Minas e Museu Inimá de Paula apresentam a exposição "Nos Limites da Forma", até 27 de julho. “Em um mundo saturado de imagens e conceitos, a interpretação da pintura contemporânea se transforma em um desafio às nossas referências estéticas e expressivas”.
Limites e vertentes
A exposição busca revelar artistas que, tanto na vertente figurativa quanto na abstrata, exploram novas relações formais e questionam a superficialidade que muitas vezes permeia a produção artística contemporânea.
Limites possíveis
Romero Pimenta, curador da exposição, destaca que as obras selecionadas vão além da técnica e do suporte, propondo um diálogo com o espectador que revela novas possibilidades visuais e conceituais que balizam a produção atual internacional e nacional.
Pequena gigante Paris
Um dos países europeus mais ricos em arte, gastronomia e literatura é tema no DiamondMall, para encantar e educar as crianças. Até dia 27 de abril, o shopping receberá o “Petit Paris”, uma interativa viagem pela cultura francesa. Serão quatro oficinas gratuitas, distribuídas em estações temáticas que recriam o charme e a magia da França. A garotada poderá explorar elementos da arte, perfumaria e gastronomia.
O tal do "pretinho básico", com Izabelle Vieira. Foto: Edy Fernandes
Lança Perfume
*Uma noite histórica ao som de clássicos que marcaram os anos 80.
É com essa proposta que a banda paulistana IRA!, uma das mais importantes do rock, desembarca em Contagem, hoje, a partir das 19h, depois das bandas M8 e Cash.
Apresentação no rooftop do Shopping do Avião, Cidade Industrial).
*O DiamondMall e a campanha Outono/Inverno. Para participar, basta certo valor em compras em lojas participantes da promoção.
O cliente deve cadastrar suas notas fiscais no aplicativo Multi e trocá-las por um número da sorte para concorrer a 10 adegas climatizadas.
Cada uma delas contará com 24 garrafas de vinhos de duas renomadas vinícolas mineiras, Arpuro, de Uberaba, no Triângulo e Alma Gerais, de Bom Sucesso, no Sul do estado.
Quem faz parte do programa de relacionamento, “MultiVocê”, nas categorias Silver e Gold, têm mais chances de levar os prêmios para casa: recebem números da sorte em dobro e triplo, respectivamente.
A ação acontece até 21 de abril. Já o sorteio, por meio da extração da Loteria Federal, ocorre no dia 26.
Roxo, fúcsia, púrpura? O importante é Janaína Martinez. Foto: Edy Fernandes
*A Praça da Liberdade será “O” palco, hoje, das 12h às 20h, de atrações que destacam a força e a expressão das mulheres na arte e na cultura.
O “Quintal do Memorial – Especial Mulheres” integra a programação do Memorial Vale Itinerante dedicada ao Mês das Mulheres e às artistas femininas.
O evento é uma das ações que mantém vivos os programas do Memorial Vale enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação e instalação de uma nova expografia permanente.
Durante todo o evento, DJ Black Josie anima o público com suas mixagens envolventes de música brasileira e outros grooves.
Luciana Gomes, produtora musical e musicista, dá vida à sua persona artística ao dedicar-se à pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil, trazendo um repertório inspirado na Música Preta Brasileira.