Sábado, 17 de fevereiro de 2024


“In vino veritas”! Na coluna de hoje e na confraria “Celebrando a Vida”, Sérgio Frade, Cristiano Parreiras, Cesar Bueno, Romel Alves e nosso inspirador Sérgio Leite. Foto: Arquivo Pessoal

Aço e Vinho

Hoje, belo tema enviado pelo amigo e economista, Carlos Alberto “MercadoComum” Teixeira de Oliveira, da lavra de outro “parça”, eterno presidente da Usiminas, presidente do conselho de administração da Usiminas e presidente do conselho da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – ABM, Sérgio Leite de Andrade.

Vinho e Leite

Sérgio que é Leite, mas por merecimento, deveria ser Uva, é um “bon vivant”, apreciador das belas e boas coisas da vida, entre elas, a melhor bebida do mundo, o vinho, sempre com moderação e respeito pelas grandes safras. Sérgio Leite escreveu: “Vinhos de Minas Gerais: uma jornada rumo à Excelência”.

Leite de Uva

Sérgio Leite “de parreira” aproveita seu raro tempo livre, para excursões pelo Reino de Baco. Uma delas há quase quatro anos, com aprendizado ainda atual. “Nos últimos 30 anos, os vinhos brasileiros têm avançado e alcançado patamares de reconhecimento em nível internacional”.

Uva e Memória

“Em 2020, realizei, em duas semanas, minha sexta viagem de estudos dos vinhos brasileiros no Vale dos Vinhedos (RS) nas últimas três décadas. Escrevi um artigo que foi publicado na revista Empresarial e Mercado Comum”. Salvo engano, o artigo respingou também aqui na coluna, hoje, na íntegra.


Amanda Stehling, personagem "lindinha" da escolinha na tv, prestigiando o CarnaMaranhão. Foto: Edy Fernandes

Memória Tinta

“Nos últimos anos, acompanho a evolução dos vinhos em Minas, onde já existem mais de 50 vinícolas em diversas regiões do estado. Minas é destaque na produção de aço, café, queijos e cachaça, dentre tantos outros produtos, e agora evolui rapidamente na elaboração de vinhos e azeites”.

Tinta e Tintos

“Este avanço foi possível com a implantação da técnica da dupla poda das videiras, permitindo a colheita no inverno, o que mudou o mapa da produção do vinho no país. Uma região, em especial, tem nos despertado atenção: a Mantiqueira Mineira”.

Tintos e Bons

“Em 2021, Mantiqueira Mineira e Paulista. 15 dias em inúmeras vinícolas, constatando uma evolução importante. Normalmente a colheita das uvas é feita no verão. Em Minas Gerais implantou-se, para viabilizar a produção adequada de bons vinhos, a poda invertida”.

Bons e Ótimos

“Poda que permitiu a colheita e produção no inverno, estação mais seca e com amplitude térmica diária maior. Na visita à Mantiqueira Mineira, duas vinícolas me despertaram atenção: uma tradicional, ao longo de décadas, introduziu a poda invertida neste século”.

Ótimos e Melhorando

“E passou a produzir vinhos de qualidade, aprimorados a cada ano: a Casa Geraldo. Outra, mais nova, também praticando a poda invertida, desenvolve trabalho de pesquisa e desenvolvimento em ótimos vinhos: a Stella Valentino”.


Luma Campos, personagem "estrelinha" também marcando presença no mesmo evento. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

“Na Mantiqueira Paulista, a Vinícola Guaspari, implantada neste século, produz excelentes vinhos”.

“Em Minas, na Mantiqueira, novas vinícolas e produção crescente em volume e qualidade”.

“No Brasil, a produção de vinhos se concentra em vinícolas boutiques, modernas, atualizadas tecnologicamente”.

 “Com espaços muito acolhedores e produções variando de 30 mil a 300 mil garrafas por ano.

“Uma grande vinícola, de nível mundial, produz, no mínimo, 40 milhões de garrafas por ano”.

“No Brasil, as maiores vinícolas produzem de 10 a 15 milhões de garrafas por ano”.

“A pequena produção impacta no preço dos vinhos brasileiros e, consequentemente, na relação custo/benefício”.

“Um ponto ‘negativo’, quando comparado ao vinho de outros países, como Argentina e Chile”.


Naiala Gravina, a "anãzinha" personagem da escolinha na tv. Foto: Edy Fernandes

“A boa posição geográfica de Minas será um diferencial logístico”.

“Nossos tintos proporcionam prazer em quatro momentos essenciais: busca do conhecimento, escolha e aquisição, guarda na adega”.

E claro, beber com os amigos junto à boa gastronomia. Neste capítulo, Sérgio participa, até de uma confraria, “Celebrando a Vida”.

“Na visita à Mantiqueira Mineira ouvimos de produtores locais: ‘Até 2030, os melhores vinhos brasileiros serão produzidos aqui na Mantiqueira’. Vamos em frente, desfrutar a vida!”.