Sábado, 10 de fevereiro de 2024


Brilhando no Bloco Seu Budão, dia 3, Jackie Verneuil e Maria Flávia Zech Coelho. Foto: Edy Fernandes

Unidos da Liberdade

Prontos para o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas? Palmas para o Governo de Minas e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais - ACHMG. Teremos de tudo, um muito: desfile de blocos caricatos, escolas de samba, shows, exposições, caminhadas ao ar livre, cachoeiras e passeios por sítios históricos.

Unidos da Tranquilidade

Minas é um dos principais destinos de Carnaval e se destaca pela diversidade que, em 2024, acontecerá em mais de 450 cidades. Menina dos olhos e orgulho da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult, mãe da experiência cultural e turística no estado. São 32 municípios que integram a ACHMG, entre eles Ouro Preto, Diamantina, Sabará e mais.

Unidos pela História

Tiradentes, Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, São João Del Rei, Santa Luzia, Brumadinho, Januária, Catas Altas e Conceição do Mato Dentro. Cada cidade terá programação própria, atualizada no site da Secult, com opções para mineiros e turistas na folia das ruas. Ou para recarregar as energias nas cachoeiras, caminhadas ao ar livre pela História viva de Minas.

Unidos das Artes

Entre as pérolas, únicas no Brasil, quiçá no mundo, três abrigam Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco. Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, onde está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, concebido pelos artistas Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde, uma das obras-primas do barroco mundial.


Arrasando no Bloco Sey Budão, Laís Cruz. Foto: Edy Fernandes

Unidos do Pereira

Ouro Preto, dono de um dos carnavais mais tradicionais, é destino emblemático do Carnaval da Liberdade, reunindo aproximadamente 50 blocos, como o Vermelho e Branco, a Bandalheira e o Zé Pereira dos Lacaios, sendo a agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, fundada em 1867. Além disso, shows, desfiles de escolas de samba movimentam o Reino de Momo na cidade.

Unidos Reais

Em Diamantina, a 290 km de BH, uma alternativa para quem busca relaxar no Carnaval da Tranquilidade. A cidade convida a apreciar sua arquitetura preservada, além da natureza exuberante e como ponto de partida da Estrada Real, um caminho com mais de 300 anos. São destaques as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais, a Vila do Biribiri e a Gruta do Salitre.

Unidos do Balancê

Santa Bárbara prepara festa com bandas de diversos estilos, do samba ao pagode. Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, terá como tema o clássico de Gal Costa “Balancê”, realizando um tributo à cantora, com apresentações de blocos de Belo Horizonte, como o “Então Brilha” e o “Me beija que sou pagodeiro”, entre outras atrações.


Abrindo o Carnaval 2024, com a festa do Seu Budão, a estonteante musa, Lulu Gondim. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Em Itapecerica, no Centro Oeste mineiro, o “Carnaval Itabeleza”, agitado pelos tradicionais blocos da cidade.

Os “Mal Dormidos”, “Suvaco de Cobra”, “Balaco Baku” e “Só a Nata” arrastarão os foliões pelas ruas do centro histórico.

Já Caeté terá seu “Carnavrau”! Uma das comemorações pelos 310 anos do município: shows e desfiles no centro histórico.

Sabará oferecerá um Carnaval descentralizado, em bairros e distritos, como no bairro Nações Unidas e em Ravena.

A exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, vai apresentar ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.

Em Tiradentes haverá o desfile de 24 blocos que contagiam o público em seu cortejo pelo centro histórico.

São João Del-Rei, além dos tradicionais blocos, também se destaca pela diversidade da natureza e cultural da região.

Barbacena bem que precisa de mil atrações. O negócio é se contentar com cada bar, uma festa.

Abaixo, para quem já está na estrada, belos desvios, mirando os sócios da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais:

Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases.

Congonhas, Campanha, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era.

Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João Del Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

Gostaram de nada? Então, para os ruins da cabeça ou doentes do pé: ótima Netflix!