Atenção ao fazer uma tatuagem

Foto: Shutterstock

Muitas pessoas planejam anos, estudam desenhos e fazem tatuagens depois de se ter a certeza do que quer. Mas o que muita gente esquece é de pesquisar como deve cuidar da tatuagem, para que os traços e as cores se mantenham exatamente como a pessoa sonhou. Na verdade, antes mesmo de escolher fazer uma tatuagem, alguns cuidados devem ser observados. Imagina surgir um queloide que vai deformar o desenho, ou então a pele ter uma reação inesperada ou causar uma alergia? Veja algumas orientações antes e depois de se fazer uma tatuagem.


Antes:

- É altamente recomendável que todo o processo seja realizado após planejamento metódico do local a ser tatuado, suas possíveis repercussões na vida pessoal e profissional.

− Analisar se há história pessoal ou familiar de queloides. Nesse caso, evitar a realização de tatuagens.

− Não fazer tatuagens sobre pintas e sinais, pois isso pode mascarar os sinais de câncer de pele.

− Não fazer tatuagens sobre cicatrizes com menos de 2 anos pois elas ainda sofrem modificações.

− Escolha um profissional experiente e cuidadoso. Verifique se as tintas e todos os materiais utilizados são esterilizados e liberados pela ANVISA para uso.

− Se você é gestante ou está amamentando não deve realizar tatuagens, pois há risco de infecções e alergias, além de não existirem estudos que comprovem a segurança.

 

Depois:

− Ocluir com plástico filme por 3 dias, trocar duas vezes ao dia para evitar infecções e a formação de crostas. A cicatrização com crostas gera mais processo inflamatório, o que pode borrar o pigmento colocado na pele.

− Não molhar a tatuagem nas primeiras 24 horas após a realização. Começar a lavar após 24 horas.

− Lavar com sabonete neutro ou antisséptico indicado por dermatologista (Ex: Triclosano 1% - Soapelle)

− Deixar sempre limpa e não arrancar casquinhas (esperar a pele reepitelizar-se). Elas geralmente se soltam em 7 a 10 dias.

− Pomadas à base de dexpantenol (Ex: Bepantol) são muito bem vindas, pois auxiliam na cicatrização. Atenção com algumas pomadas, como “nebacetin” (antibiótico tópico), que podem provocar sensibilização e contribuir para um desfecho desagradável, além de levar à resistência bacteriana se utilizadas sem necessidade. Vaselina também pode irritar a pele, principalmente se ocluída com plástico filme, além de poder provocar erupção acneiforme.

− Evitar praia, piscina ou academia durante o processo inicial de cicatrização, o que geralmente ocorre em 7 a 15 dias.

− Após a realização de uma tatuagem deve-se tomar cuidado com a exposição ao sol, pois a radiação ultravioleta pode oxidar o pigmento e alterar a cor da tatuagem, fazendo com que ela fique desbotada ou com aspecto envelhecido. Existem protetores solares específicos para tatuagens! (Ex: ISDIN TATOO)

− Alguns sinais servem de alerta e indicam a necessidade de se ter a opinião de um dermatologista:

* dor crescente, principalmente 1 a 2 dias após a realização da tatuagem;

* calor local muito maior que no restante do corpo;

* vermelhidão excessiva que aumenta ao invés de regredir com o passar dos dias;

* inchaço da área manipulada.

Esses sinais juntos podem sugerir um inicio de infecção da pele, situação em que podem ser usados antibióticos em cremes ou até via oral, se necessário.

* algumas pessoas tem rejeição ao pigmento, e formam pequenas bolinhas endurecidas ao longo da tatuagem. Chamamos esse quadro de granuloma de corpo estranho, que deve ser tratado para não evoluir com cicatrizes definitivas.

Se mesmo com todo o cuidado no tratamento e com uma escolha bem feita você se arrepender da tatuagem, existem lasers para a remoção delas. O mais moderno é o Picosure e, em Belo Horizonte, oferecemos com exclusividade na clínica. É a tecnologia mais moderna e segura para remoção de pigmentação definitiva e o único que remove todas as cores e oferece eficácia na eliminação da tatuagem, com menor número de sessões e menor risco de cicatrizes.

 
O laser Picosure é o mais moderno para remoção de tatuagem e o único que remove todas as cores