Sábado, 13 de abril de 2024


As douradas, Fabíola Paiva e Ludmila Rangel. Foto: Edy Fernandes

Lagoas de Minas

Como dizem o Google e o nome, sete são as principais lagoas da cidade de Sete Lagoas, a 70 km de BH. A principal delas fica bem ao centro e se chama Lagoa Paulino. Lagoa Santa? Entre 1880 e 1890, o fazendeiro Vergílio Ferraz e dois nativos da região encontraram uma lagoa de águas quentes, límpidas e com grande variedade de peixes.

Lagoas Gerais

Resolveram banhar-se, sentiram melhoras em seus corpos e descobriram o poder medicinal das águas. Daí o nome, Lagoa Santa. Foi no início do Século 18 que a região das Minas começou a sofrer uma verdadeira invasão, à procura do ouro. Mineradores teriam se instalado em volta de uma lagoa, rica em ouro e por isso a batizaram de “Lagoa Dourada”.

Lagoas de Ouro

Além da exploração do ouro, o fato mais marcante para o povoamento de Lagoa Dourada foi a construção de um caminho mais direto ligando São João Del Rei até Congonhas do Campo. Isso, sem citar o “legítimo rocambole”. E a Lagoa Seca, no Belvedere? Que nome feio, num bairro tão chique e bonito. No Instagram de Bernardo Biagioni descobrimos a origem do local, mas não do nome. Uma lagoa seca? Que azar! Lagoas são belas por causa das águas.

Lagoas estranhas

Fala Bernardo Biagioni: “Correndo todas as belas ruas do Belvedere. Todas as manhãs, tomadas por centenas de corredores e caminhantes. Em especial os poucos mais de 700m enganosamente planos e quadrangulares da chamada Lagoa Seca. O que pouca gente sabe é que essa curiosa alcunha se arrasta na paisagem e na memória coletiva local desde o período colonial.


As minas de ouro, Flávia Lopes e Laura Carvalho. Foto: Edy Fernandes

Lagoas Reais

No ano de 1850, uma lei de terras obrigava os antigos moradores do desaparecido Curral Del Rei, berço da capital mineira, a declararem suas propriedades na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Nos registros daquela década, o nome Lagoa Seca aparece como referencial comum a uma série de fazendas da região.

Lagoas Belas

Em 1895, a Planta Geodésica da Nova Capital de Minas ilustrava a tal Lagoa Seca, imensa, às margens da Estrada para Congonhas, uma primitiva via da futura BR-3, que seis décadas depois ligaria Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. O tal bairro Bela Vista - ou Belvedere - só nasceria mesmo nesta segunda metade do Século 20.

Lagoas de Praia

E nasceu como um refúgio campestre da nova metrópole de arranha-céus que engatinhava para além dos limites da Contorno. Mal poderia imaginar que um dia seria atravessado por shoppings, prédios e agora uma infinidade de lojas e quadras de beach tennis.

Lagoas Urbanas

O que restou lá de trás, entretanto, são as ruas razoavelmente planas e ainda pouco movimentadas, quando comparadas a uma cidade de intensos relevos e trânsitos urbanos. Não à toa, virou este reduto de corredores e caminhantes que encontram no Belvedere a pista de corrida perfeita para os treinos longos e de ritmo.


O mapa das minas de ouro, Tati Falci e Flávia Mitre. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Continua Bernardo Biagioni. Esta manhã estive lá para correr um longo preparativo para uma maratona e acabei percorrendo todas as ruas da parte superior do bairro.

Existem muitas maneiras de se correr ou de se treinar para uma maratona. Eu, particularmente, só aceito uma: me divertindo.

Enquanto corria 36 km por não tão planos 800 m de elevação, todo esse filme do bairro também correu pela minha cabeça.

Cheguei em casa inquieto e resolvi contar. Longo treino, longo texto. Mas em resumo: divirta-se. Mergulhe. Sem se divertir, ou sem mergulhar. Nada vale a pena.

Para terminar o sábado de curiosidades, falemos de outra cidade de Minas, Lagoa da Prata.

Iniciou-se com um açude que, misturado a um pântano adjacente, transformou-se em lagoa.

Em torno da lagoa surgiu uma fazenda dedicada à comercialização de café e bois.

Em pouco tempo, havia grande número de habitantes entre agregados, familiares e empregados. 

Posteriormente, surgiu uma igreja e, claro, em torno da qual se desenvolveu um povoado.

O distrito era grande produtor de cereais, de cana-de-açúcar e reunia significativo rebanho bovino.

Certo dia, alguns frades missionários, passando às margens da lagoa, observaram reflexos do sol nas águas. Referiram-se ao local como “Lagoa da Prata”. Pronto.