Home | Colunas | Navarro

NAVARRO DOMINGO, 6 DE JUNHO DE 2010

Paulo Navarro

Os três campeões mundiais: Alexandre Michalick, Reginaldo Leme e Marco Malzone

O campeão Reginaldo
Alexandre Michalick foi o anfitrião em almoço, terça passada, na Academia de Ideias, Sion, tendo Reginaldo Leme como convidado especial. Há mais de 30 anos cobrindo a Formula 1, o jornalista e comentarista contou-nos que o estrelismo e tititi nos bastidores do circuito ficaram no passado: “Até a década de 70, havia mais badalação e charme. Hoje, sobretudo pilotos e mecânicos são bem reservados. Inclusive nas acomodações do motorhome, a equipe da primeira linha é ‘blindada’”.

O campeão ao leme
As exceções são Mônaco, onde tem até desfile de moda promovido por Elton John e, quando um piloto é contratado para aparecer numa festa, só o faz por poucos minutos. Aos curiosos: Massa – “que não será campeão este ano”, prevê Reginaldo – é bem “low profile”, já Rubinho é mais chegado à badalação.

O campeão ao timão
O Brasil e a Globo são muito respeitados lá fora e têm ótima imagem, independentemente do governo: “O mundo globalizado nos conhece além das favelas, até pela qualidade dos produtos da Globo, bem reconhecidos”, avalia Reginaldo. Fora que a Europa parou economicamente: “Estagnados, na situação em que estão agora, já seria bom pra eles; sobretudo se levarem em conta a velocidade em que avançamos”. 

O campeão e Galvão
Com Galvão, Reginaldo diz ter boas relações, apesar de gostos e prazeres diferentes. Mas estão menos próximos, Galvão mora na Europa. Reginaldo aprendeu a hora certa de “cortar” Galvão para comentar. E é respeitado por isso, por este “alívio”. O que incomoda em Galvão, é que ele fala pelos outros, espécie de porta-voz.  “Galvão hoje está no auge, com prestígio e moral alto na Globo, mas, tecnicamente, não está em sua melhor forma. Até mesmo porque não apareceu ninguém novo”. 

O campeão e o vidente
À noite, numa lotada Academia de Ideias, Reginaldo foi convidado pelo amigo Marcos Malzone para menu/degustação do chef espanhol Frederico Rodrigues, em seu restaurante Tavola. Na “platéia” o genial arquiteto Saul Vilela, recém chegado de giro pela Europa, onde expôs mais uma vez em Londres, Sobre a presença/ausência/onipresência do “porta-voz” Galvão, Saul não titubeou em rotular o mito: é um Chico Xavier ao contrário, todos nós aqui o estamos recebendo, falando dele e por ele.


Curtas e finas

* Mais de Reginaldo Leme, respondendo se a Globo decreta sucesso: “Não, mas pode ser um caminho”. E outra: “A tendência da F1 é ter maior público na TV fechada, embora ela não seja suficiente para atrair os grandes patrocinadores”.

* Elke Maravilha está em BH. Hoje à noite, a diva será hostess da festa Caramelo Sundae, no Velvet Club. A noite pop é especial, comemorando o aniversário da DJ e dona da casa, Bruna Miranda.

* A Marília Pizzeria Lourdes recebe, até 30 de junho, a exposição fotográfica “Encontros”, com casamentos clicados pelos premiados mineiros Vinícius Matos e Thiago Mamede.
 
* Andrea e Manoel Bernardes participam da maior feira das Américas no setor joalheiro, a JCK Show Las Vegas 2010.  Aos varejistas, a marca mineira apresenta suas famosas e ousadas criações com pedras brasileiras.

* Há 19 anos no Grupo Fiat, Vilmar D. Fistarol é o novo diretor de Recursos Humanos da Fiat América Latina e continua como vice-presidente executivo da Fiat Argentina.

Paulo Navarro, com Walter Navarro e Sabrina Santos