Home | Colunas | Navarro

NAVARRO DOMINGO, 28 DE AGOSTO DE 2011

Barbara Dutra

No lançamento da 9ª edição do Minas Trend Preview, Ronaldo Fraga, Regina Lacerda, Olavo Machado Jr., presidente da
Fiemg,  e José Luiz Gattas Hallack, gerente de Relações Institucionais da Oi


Barbara Dutra

Ainda no almoço do MTP, no Palácio da Liberdade, Júnia Gomes e Marilu Sette Câmara, da Fiemg

Um país que vai pra trás
Quinta-feira, abordando a famigerada Lei Seca, a falta de táxi em Belo Horizonte; caímos no “affaire” radar, com mais de 40 exemplares, entre Santos Dumont e Belo Horizonte; todos limitando a velocidade a ridículos 60km/h. Vergonhoso e absurdo. Enquanto países do primeiro mundo investem em auto-estradas para altas velocidades, o Brasil caminha pra trás, se arrastando como tartaruga. Em Miami, por exemplo, pagando uma taxa, o motorista pode trafegar por autovias mais rápidas.

Pra trás e parando
Voltemos à BR040. Cada vez mais usada e subutilizada, ligando simplesmente a capital do Brasil ao Rio de Janeiro, até hoje não tem pista dupla em toda sua extensão, um atraso de vida literal. Além de matar milhares de brasileiros, ainda atrasa a economia porque tempo é dinheiro. No trecho das mineradoras, o negócio piora. Estas mineradoras acabam com as montanhas de Minas, poluem, desmatam, destroem e lotam a estrada de caminhões, os maiores causadores de acidentes e de buracos.

Parando e matando
As mineradoras pegam tudo, estragam tudo e dão pouco em troca. Pioram as já combalidas e assassinas estradas que, estupidamente, não investem na construção de ferrovias, o transporte mais civilizado desde sua invenção. Nossas rodovias são apenas fábrica de mortes e multas. Sua administração é um caos, permitindo a circulação de carros velhos e caminhões.

Matando e atrasando
Caminhões altamente poluentes. Reduzindo a velocidade a 60km/h e deixando as estradas ao Deus dará, o número de acidentes pode até crescer. Isso porque está provado que, tão perigoso quanto carros velozes, motoristas imprudentes e estradas em petição de miséria, são os carros velhos, caindo aos pedaços, conduzidos por imprudentes, driblando crateras.


Curtas e finas

* Pra terminar, além de não investirem em ferrovias, ainda tiram; caso da linha Vera Cruz que ligava BH ao Rio. Outros vilões? A indústria automobilística e a de pneus, incentivadas por JK.

Enquanto isso, na maravilhosa e democrática Internet, a campanha Ministro Esperança: Para desviar R$ 7 milhões, digite 0000 171 007. Para desviar 15 milhões, digite 0000 171 015. Para desviar 40 milhões, digite 0000 171 040. Ajude o Brasil a acabar DILMA vez.

* Felicidade sem fim à talentosa artista plástica e acadêmica de Direito, que hoje celebra 94 anos, Elisa de Castro Tito; mãe do vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, e do ex-deputado Marcos Tito.

* Fazem sucesso as lindas sacolas Verdemar, by Ronaldo Fraga, no Festival de Gastronomia de Tiradentes. Já foram vendidas mais de 3 mil, no estande do supermercado.

* No projeto Sesc MPB – da Alves Madeira Comunicação e Produção – Pepeu Gomes e Érika Machado, juntos, pela primeira vez, hoje, às 11h, no Parque Municipal. Entrada franca.

Paulo Navarro, com Walter Navarro e Sabrina Santos